terça-feira, 21 de abril de 2015

O meu primeiro DNF - Trilhos de Almourol

Já lá vai algum tempo desde que os trilhos de Almourol decorreram, tempo o qual eu demorei a digerir e aceitar o que me aconteceu.

Antes que me esqueça, quero desde já agradecer a todos os meu companheiros de corrida que me aconselharam e ajudaram a ultrapassar este meu fracasso.

Quem anda no mundo da psicologia, decerto sabe o que são os efeitos causais... Estas são, abreviando e chamando os bois pelos nomes, as desculpas que arranjamos para justificar os nossos falhanços, tendo como bom exemplo disso o futebol, onde em quase todos os jogos ouvimos uma equipa que perdeu ou empatou a queixar-se do árbitro, que terá não assinalado uma falta duvidosa que poderia resultar em golo, e nunca ou quase nunca os ouvimos a referirem-se aos quatro lances que falharam de baliza aberta... Pois bem... Assim estive eu durante este tempo. 

Eu sei que me dou mal com o calor... Desidrato com facilidade...

Parti para esta prova com a ideia que iria estar muito calor e que iria necessitar de me hidratar bem durante a semana antecedente... Assim o fiz.

Sabia que teria de aumentar o glicogenio muscular para a prova... Assim o fiz...

Sabia que tinha de treinar bem (isto também significa descansar bem)... Assim o fiz...

Os meus tornozelos que tanta entorse tem sofrido foram fortalecidos diariamente....

O equipamento todo verificado e completo para a prova...

Tudo apontava para uma grande prova... Mas não foi...

Porquê?

Posso atribuir culpas a tudo e a todos menos a mim, como o fiz durante alguns dias... 

Ao calor, aos abastecimentos, ao cão, ao gato...

A culpa foi minha... Percebo agora que, fruto da minha inexperiência nestas andanças de provas longas, falhei na hidratação durante a prova, não bebendo nem com um ritmo certo nem na quantidade certa... 

Falhei também na definição do objetivo do tempo de prova... Para mim estar aos 23k com 3:20h de prova estava a ser um fracasso... (Como eu agora me apercebo que estava errado)...

Estas variáveis mexeram com a minha cabeça... De facto passei mal com a indicação, a frequência cardíaca não baixava mesmo quando andava... Senti tonturas... Tive de andar... Tive de me sentar...
Tive de fazer algo que nunca tinha treinado... 

Resultado: o meu primeiro DNF...

Atirei a toalha ao chão aos 27km de prova com 4h da mesma...

Com os erros se aprende... Desde que se faça uma reflexão ponderada do que nos aconteceu...

Assim o fiz... Espero ter aprendido...

Para o ano vou lá desforrar-me...

Quanto à prova pelo que pude observar: 

Hora de partida da maratona tardia...

Abastecimentos menos conseguidos...

Trilhos excepcionalmente bem marcados...

Constante acompanhamento pela organização ao longo do percurso...

Boas instalações para acolher o evento. 

4 comentários:

  1. Caraças :\ Já me tinha questionado por este teu report.. Bem, acontece, é normal.. Todos passamos por isso, quem nunca passou sabe que mais cedo ou mais tarde vai acontecer. Foi uma conjugação de factores, pelo que percebi.. A história do tempo é-me familiar, apesar de não ligar nada ao tempo (e aposto que tu também não) percebo-te. Agora, como diz o Patrício, é levantar a cabeça! Já sabes qual é a próxima? Ânimo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Máquina!!! A próxima já foi feita!!! :D!!! Oikos desafio 100. Fiz 42 km sem stresses e com uma redefinição de estratégia que resultou em perfeição!!!1 Grande Abraço e Obrigado

      Eliminar
  2. Força Ricardo, estamos sempre a aprender em todas as provas que participamos. O planeamento da prova é muito importante e ter um plano B para quando nada do planeando se cumpre também :) E gerir as nossas próprias expectativas também é importante, correr é sobretudo divertir-nos, se começamos a correr com outros "stresses" em mente, em meio caminho andado para falharmos. Continuação de boas corridas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Nuno... A ideia é mesmo essa... São os erros que resultam da falta de experiência nestas andanças... Abraço e bons treinos

      Eliminar